A 'Maior Calcinha Fio Dental do Brasil' possui um modelo fio dental duplo com aplicação de renda. São 5 metros de altura e 6 metros de largura e uma estrutura com dois arcos de 6 metros de diâmetro cada.
Segundo a organização do evento, a inspiração para a produção da peça surgiu durante um encontro entre os empreendedores locais da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), impulsionado pelo 'Maior Sutiã do Brasil' que se tornou famoso e "instagramável" ponto turístico.
“A calcinha monumental tem como propósito, além do atrativo visual, chamar a atenção de turistas, visitantes e compradores, buscando enriquecer a experiência das pessoas que vêm até a cidade e com isso, impulsionar cada vez mais a economia local”, diz a presidente da Aciju, Tania Rezende.
Para quem deseja conhecer de perto a calcinha gigante, a instalação será permanente localizada na Praça Maria Regina Ribeiro do Valle Tomaz, em Juruaia.
Produção da calcinha
A construção da peça envolveu aproximadamente 43 pessoas que trabalharam por 22 dias para concretizar a instalação.
Confeccionada com uso de microfibra de alta qualidade, com composição de 92% poliamida e 8% elastano, a matéria-prima da peça garante não apenas o tamanho notável, mas também a durabilidade.
A calcinha fio dental gigante foi homologada pelo RankBrasil como a maior do país. A entidade é responsável por checar os recordes no Brasil e tem reconhecimento internacional.
Maior sutiã do Brasil
Antes da 'Maior Calcinha Fio Dental do Brasil', Juruaia recebeu o título do 'Maior Sutiã do Brasil'. Em 2015, uma equipe da RankBrasil homologou o recorde do sutiã gigante com 15,8 metros de comprimento e 4,8 metros de altura.
O padrão é de 300 vezes maior que a peça tradicional e foi produzido por pelo menos 24 pessoas durante quatro semanas. Na época, foram gastos 90 metros de tecido, 40 metros de TNT e 25 metros de espuma.
Desde a primeira inauguração, a peça é exposta durante as tradicionais feiras de lingerie de Juruaia, conhecida como polo no setor.
Em 2017, o sutiã passou por uma “reforma”, quando foi revestido por um metal e a cor passou de vermelho para rosa em celebração ao mês de outubro, lembrado como de prevenção ao câncer de mama.
Já em 2018, o maior sutiã do Brasil ganhou um novo visual com a criação de um grafiteiro que se inspirou no poder feminino para repaginar a peça.
Em 2020, o sutiã também recebeu uma mudança para a cor carmin, substituindo o original rosa. A ação fez parte de uma campanha de 'Outubro Rosa'.
Para a Copa do Mundo, em 2022, o sutiã também recebeu uma versão especial inspirada na bandeira do Brasil, em tons de verde e amarelo.Para a Copa do Mundo, em 2022, o sutiã também recebeu uma versão especial inspirada na bandeira do Brasil, em tons de verde e amarelo.
O maior sutiã do Brasil está de cara nova. Localizado em Juruaia, no Sul de Minas Gerais, a peça ficou em clima de Copa do Mundo e ganhou as cores da bandeira brasileira para a torcida pelo hexa.
O sutiã tem 15,76 metros de largura, 5,06 metros de altura e 3,17 metros de comprimento de cada bojo e é considerado o maior do país desde 2015. A peça é trezentas vezes maior que o tamanho normal.
Segundo a presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia, a Aciju, a ideia surgiu depois de uma reunião entre a associação e a câmara da mulher empreendedora. O objetivo é fazer com que a cidade entre no clima da copa e atraia mais turistas.
“Ele é constantemente visitado por visitantes, por isso sempre nos preocupamos em deixar ele com roupagem atualizada, algumas vezes com temas da moda e outras tema do momento. A intensão é fazer a analogia à copa do mundo e à torcida pelo Brasil”, afirmou Tânia Mara Resende.
A peça foi pintada pelo artista plástico Tiago Carlos Martins e ficou pronta na semana passada. Ainda de acordo com a Aciju, o sutiã deve seguir com esta roupagem mesmo depois da copa, até a próxima edição da Felinju em abril de 2023.
Tânia contou que as confecções se preparam para a Copa do Mundo e que muitas inclusive desenvolveram coleções temáticas.
“Juruaia tem tido impacto muito positivo com a Copa do Mundo. Várias empresas desenvolveram coleções temáticas nas cores da bandeira do Brasil, desde lingeries, croppeds e bodys nas cores do Brasil, como linha Fitness e pijamas e biquínis também entraram no clima”, finalizou.