Instagram testa sistema de assinatura para criadores de conteúdo
Como forma de gerar mais maneiras para que os criadores de conteúdo obtenham dinheiro na plataforma, o Instagram começou a testar um sistema próprio de assinaturas. No entanto, a novidade está disponível para um pequeno grupo de influenciadores dos Estados Unidos.
Eles poderão colocar algumas transmissões ao vivo e Stories por trás de um paywall, que só tem acesso quem paga pela assinatura. Para se destacar das demais publicações, os conteúdos pagos contam com um anel roxo em volta.
Além disso, como forma de identificação, os assinantes receberão um selo ao lado de seus nomes de usuário. Os criadores, que podem ver essa identificação em comentários e mensagens, podem então dedicar mais atenção a essas pessoas se desejarem.
Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, mais recursos podem ser adicionados no futuro. Em breve, por exemplo, a ideia é permitir que os influenciadores possam “exportar” a lista de assinantes para outros sites ou aplicativos.
O valor mensal de assinatura pode ser definido pelo próprio criador de conteúdo e os seguidores podem realizar a assinatura diretamente por um botão no perfil do influenciador. Após as impressões iniciais, a ideia do Instagram é expandir o programa de testes para mais contas nos próximos meses.
“Isso ajudará os criadores de conteúdo a ganhar mais, oferecendo benefícios exclusivos aos seus seguidores mais engajados. Estou animado para continuar criando ferramentas para os criadores ganharem a vida”, disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta.